jornalinternacional.com.br

Reviravolta geopolítica: recuo da política tarifária de Trump

abril 9, 2025 | by igorg3739@gmail.com

1000075521

9 de abril, Estados Unidos. O clima de primavera é sentido em Washington DC, com temperaturas amenas. Mas no mundo o cenário era outro. Após o Dia da Libertação, como Donald Trump chamou o último dia 2, em que foi anunciado “tarifas recíprocas” para os produtos importados de mais de 180 países, os mercados globais ocilaram negativamente com a perspectiva de recessão econômica.

Em 9 de abril, nos Estados Unidos, Washington DC, o típico clima de primavera era sentido pelas temperaturas amenas. No entanto, o cenário internacional era mais caloroso. Após o chamado “Dia da Libertação” — termo cunhado por Donald Trump para se referir ao dia 2 de abril —, os mercados globais entraram em turbulência. O anúncio da implementação de “tarifas recíprocas” sobre produtos importados de mais de 180 países gerou instabilidade, fazendo as bolsas oscilarem negativamente diante da crescente ameaça de recessão econômica.

Donald Trump aumenta tarifas sobre a China / Foto: Reuters

O clima entre os analistas de mercado piorou na manhã de hoje com a resposta da China à aplicação de tarifas extras pela gestão Trump. O governo de Xi Jiping elevou o tom do embate deflagrado pelos EUA com o anúncio de uma tarifação de 84% sobre os produtos norteamericanos. No encerramento das principais bolsas de valor chinesas, os índices fecharam no positivo, a Hang Seng teve alta de 0,68%, marcando 20.264,49 pontos, e o Xangai Composto avançou para 1,77% a 1.823,61 pontos, com espectativa para a injeção de capital estatal para conter os danos sentidos pelos investidores. Em contrapartida, o índice Nikkei do Japão registrou baixa de 3,93% e o sul coreano Kospi diminuiu 1,74%.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reforçou as ameaças de tarifas maiores, com o acréscimo de 21% sobre o valor anunciado anteriormente, totalizando 125%. Na rede Truth Social, Trump criticou o comportamento da China: “Em algum momento, esperançosamente em um futuro próximo, a China perceberá que os dias de exploração dos EUA e de outros países não são mais sustentáveis ou aceitáveis”, disse o mandatário norteamericano. Na mesma publicação, Trump informou sobre a definição do valor padrão de 10% sobre todos os países alvo das tarifas, com exceção da China, por um período inicial de 90 dias. Em Nova Iorque, a bolsa financeira S&P 500 fechou suas atividades com a maior valorização desde 2008, com aumento de 9,51%.